Revista Merkado

Lionel Sasson

Surpreendente e Multifacetário

Designer de interiores, de móveis e mestre em automação residencial, Lionel Sasson tem uma capacidade infinita de surpreender a cada ano que passa.

Quando achamos que seu talento já foi consolidado e segue tranquilo nesses quase trinta anos de profissão, o Multifacetário Lionel re reinventa e apresenta novidades.

O Designer é pioneiro na automação de mobiliário no Brasil e em soluções de projeto de móveis que economizam o uso de espaços. Seu maior compromisso é com a função, conforto e praticidade.

Dono de um portifólio invejavel Sasson sempre fo convidado a participar dos mais importantes eventos e mostras de decoração.

No Brasil, Casa Cor São Paulo, de 2005 a 2010; e equipotel 2005. internacionalmente teve convite para mostra de decoração da Toscana, em 2008; e pela Câmara do Comércio da Úmbria, Itália, para conhecer a produção artística do local, em 2010.

Como Designer de mobiliário, Lionel Sasson foi finalista na Mostra Abimóvel de Design de Design do mobiliário Brasileiro de 1999 e no III Premio Nacional de Design de Mobiliário. Ele ainda criou um Home theater totalmente adaptado para o uso de pessoas portadoras de deficiência física, que com total acionamento eletrônico dos móveis é capaz e atender as necessidades de locomoção com o devido conforto.

Este último trabalho foi apresentado na Bienal de arquitetura de São Paulo de 1997.

 

Em 2002, foi convidado pela Alcantara Machado para montar no parque Anhembi (São Paulo) o protótipo de uma casa com 1.200m2 de área totalmente automatizada. Batizada de Casa dos Desejos ela oferecia aos visitantes da UD a possibilidade de controlar cômodos e equipamentos por controle remoto. Por meio de um toque em uma tela de cristal liquido de oito polegadas, móveis e cortinas, portas e janelas podiam ser movimentadas.

A tecnologia também era capaz de controlar a temperatura dos cômodos da casa e fazer os sofás vibrarem de acordo com as cenas do filme em exibição. 

A casa podia ainda ser também controladas por um deficiente visual, já que os sistemas também estavam em braile. A casa dos desejos foi visitada por mais de 50.000 mil pessoas em 11 dias de evento.

Repetindo a dose Sasson foi convidado a montar a casa inteligente em uma área de 300m2 dentro da FEICON de 2003. Outro sucesso que utilizou tecnologia de ultima geração. Com apoio de varias empresas o chamado SHOW HOUSE apresentou apenas os lançamentos que estariam no mercado em seguida. 

Além do desenvolvimento de projetos, seu nome esta ligado as mais famosas grifes da decoração. Foi ele quem instalou a primeira filial da BACCARAT no Brasil, e, hoje, o show room de DAUM, PICASSO, TOMS, KENZO, VERA WANG, LLADRÓ, FORMIA SAINT LOUIS, BERNARDAUD, ROSENTHAL E VERSACE, entre outras.

Os móveis com assinatura do designer, além dos objetos de grifes internacionais, fazem parte dos mais de cinco mil itens que podem ser encontrados na Grifes & Design e na Design Place, sua outra loja.

Ao longo dos últimos anos, Lionel vem promovendo mostras de mesas decoradas para datas festivas como Natal e Páscoa, montadas por artistas, arquitetos, decoradores e personalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *